PREFEITURA ESTA REALIZANDO UMA GRANDE OBRA NA COMUNIDADE DE HONÓRIO GURGEL, BUSCANDO MELHORIAS COM REFORMULAÇÃO DE ILUMINAÇÃO, RECAPEAMENTO E CONSERVAÇÃO DE CALÇADAS.
ESTAMOS AQUI COM UM GRANDE OBJETIVO DE COBRAR ESSAS MELHORIAS
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos está realizando serviços de recuperação e reconstrução do sistema de drenagem da Rua Pedro Labatut, em Honório Gurgel, Zona Norte.
O projeto, que visa recuperar uma área de 200 metros quadrados, é executado pela Coordenadoria Geral de Conservação (CGC) e prevê a ampliação das galerias de águas pluviais, caixas e ramais de ralo. Após a reconstrução do sistema de drenagem, será realizada a pavimentação asfáltica do trecho e a previsão é de que os serviços estejam concluídos na próxima quarta-feira, dia 24.
Honório Gurgel é um bairro de classe média baixa e classe baixa da zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. É vizinho a Rocha Miranda, Marechal Hermes, Bento Ribeiro, Coelho Neto e Barros Filho, sendo cortado também pela malha ferroviária.
Ocupa o 12º lugar no ranking de IDH dos bairros da Cidade.
A manobra da MRS funciona da seguinte forma: a composição deixa os vagões na estação de Rocha Miranda na linha do canto, acessada por um desvio entre HG e ela, desengata, anda cerca de dois quilômetros até a próxima estação, onde passa atrás do shopping de Madureira. Lá há uma passagem de pedestres antes da MM e entre as duas a agulha do desvio próximo a curva. Volta pela linha do meio até HG e reengata nos vagões por trás e leva para a fábrica. A saída de vagões é semelhante
A linha do canto, além de servir à Supervia, acessa a ligação com Deodoro e por ela a fábrica de cimento Holcim. Na estação de trens local, há um entroncamento com as linhas do ramal de Deodoro. Também passam por ela algumas vezes cargueiros da MRS Logística-além dos trens metropolitanos da Supervia - que ali manobram.
Abriga ainda industrias como Armcostacoe Panamericana.
A estação ferroviária de Honório Gurgel foi inaugurada em 1905, com o nome de Munguengue. O nome atual, existente desde pelo menos os anos 1920, homenageia um antigo intendente do município do Rio de Janeiro. Em 1958, a Armcostaco é inaugurada em Honório Gurgel, nova fábrica de produtos de aço para Saneamento, Construção Viária e Mineração.